Ivo Ferreira

Conheça

Ivo Ferreira é graduado em Administração pela PUC/RJ e, durante 20 anos, trabalhou em organização e produção de shows e eventos.

Iniciou os estudos de cerâmica artística em 1995 com Taciana Amorim, no Rio de Janeiro. Em 2000, já morando na serra, passou a frequentar o ateliê de Flávia Santoro, em Itaipava. Fez oficinas com Sonia Saraiva (RJ), Marcia Limmanii (RJ), Erli Fantini (MG) e Inês Antonini (MG). Teve aulas de torno com Leí Galvão (Cunha/SP) e Pietro Madalena, professor em La Meridiana (Toscana, Itália). Estudou sobre terra sigillata com Miguel Molet, na Espanha.

Em 2011, em parceria com a ceramista Lydia Sebastiany, inicia pesquisas sobre argilas e pigmentos naturais, extraídos nas montanhas locais, para uso em terras sigillatas, raku e queimas primitivas. Em 2012, junto com outros ceramistas da cidade, cria o grupo “Arte Cerâmica em Petrópolis”.

Ao longo dos últimos anos, participou de diversas coletivas na cidade do Rio de Janeiro, em Petrópolis/RJ e em Cunha/SP. Organizou e produziu duas edições do “Circuito das Artes de Itaipava”. Idealizou e produziu, junto com a ceramista Marcia Limanni, a “Feira de Cerâmica de Petrópolis”, em 2017 e 2018, além de ministrar aulas de torno e oficinas de raku e queimas primitivas na Casa Lliure, ateliê e espaço de artes desenvolvido com Lydia Sebastiany no Centro Histórico de Petrópolis.