Maria Luiza Lacerda

Conheça

Maria Luiza Lacerda é formada em Educação, lecionou durante 3 anos e com Eny Lacerda Ribeiro cria o Grupo FuraBolo em 1965, onde trabalha por 20 anos . Concomitantemente criou o Grupo de Formas Animadas Revisão, e participou com ele de diversas temporadas e festivais; escreveu e encenou 4 peças para teatro de bonecos , ganhando diversos prêmios, inclusive o Moliére em 1987. Mudou-se para a cidade de Petrópolis, e especializa-se em Astrologia e Florais. É iniciada na cerâmica em Berkeley , na Califórnia , em 1987 , quando faz dois anos de curso lá. Já com 4 filhos, interrompeu e ficou só no trabalho do teatro, só retomando o estudo da cerâmica com Flavia Santoro em 2008. Fez diversos workshops em técnicas de cerâmica e inicia pesquisa de efeitos no forno a gás com esmaltes de cinzas. Montou o próprio atelier, e em 2012 fundou, com mais 11 ceramistas da região, o Grupo Arte Cerâmica em Petrópolis . Com esse grupo participou de sete exposições na cidade de Petrópolis, sendo a ultima, “Gesto de barro” já esse ano, no SESC Quitandinha. Em São Paulo, ganhou menção honrosa na Exposição “Universo Cerâmico 2018” e ganhou terceiro lugar na categoria modelagem na mesma exposição no ano seguinte. Dá aulas de todas as técnicas de cerâmica, torno , pesquisa seus esmaltes e realiza diversos tipos de queimas (inclusive raku e saggar).

Suas peças são resultado de sua vivência pessoal, numa experimentação constante dos efeitos do fogo na argila e no esmalte. Trabalha com alta temperatura, no forno de gás e elétrico, explorando esmaltes feitos com diversas cinzas.

“ A cerâmica, trabalhando a terra, o ar, o fogo e a água, surgiu como meio ideal para expressar o mais simples, o mais autêntico dentro de mim, o meu olhar, o meu pensar sobre as coisas; e as formas que brotam das minhas mãos, saídas dessa experiência de vida, são testemunhas da imensa gratidão pela liberdade de poder me expressar”.